21/01/2022

5 tipos de iluminação para o seu projeto

 

Um Quarto pede aconchego e sobriedade, enquanto a cozinha requer uma luz adequada a uma proposta mais funcional. A seguir, abordaremos 5 tipos de iluminação e explicaremos como eles podem ser aplicados de acordo com seu estilo e espaço.

1. Direta
No modelo de iluminação direta, a luz é direcionada diretamente sobre algum ponto específico. Ele é ideal para quem precisa de focos de luz em cima de algum objeto, seja em sala de estudos, escritório ou consultórios médicos. Em geral, esse modelo é planejado com spots, abajures, luminárias e pendentes.

2. Indireta
A luz não é o principal foco deste tipo de iluminação, mas ajuda a ressaltar peças e objetos do espaço. Ela pode ser colocada em detalhes no chão, em forros de gesso, sancas, forros do ambiente com spots direcionados ou arandelas.

3. Difusa
Um projeto que conte com a iluminação difusa tem a proposta de iluminar todo o ambiente de forma suave, sem gerar contrastes ou sombras sobre os objetos ou móveis. Esse efeito é conseguido graças a uma espécie de filtro que é colocado sobre a lâmpada — pode ser um vidro, uma peça de acrílico ou com aspecto leitoso — e garante que a luz ofereça a sensação de conforto, sem agredir a vista.

4. Linear
Trata-se de um sistema moderno, em que a iluminação é feita por meio de linhas contínuas de luz. Apesar desse efeito, a luz não agride os olhos, é aconchegante e, quando bem distribuída no espaço, resulta em uma estética bastante interessante. O modelo é bastante usado também para ambientes funcionais.

5
. Iluminação de destaque
Esse tipo de iluminação ajuda a destacar pontos específicos do ambiente ou da decoração. É uma luz mais concentrada, que ajuda a iluminar fachadas, áreas de paisagismo ou aquele quadro lindo que você tem na sua sala. É preciso ter muito cuidado para, no caso de iluminar objetos de arte, não estragá-los.