Entenda como funciona a vida útil das luminárias LED
Cada vez mais, às lâmpadas fluorescentes vêm dando lugar as alternativas em LED, que têm ganhado destaque nos projetos de iluminação industriais e em ambientes corporativos. Um dos fatores que contribuem para isso é a durabilidade de luminárias LED, afinal, ela é muito superior quando comparada com a de outros produtos encontrados no mercado.
Aliás, a troca de lâmpadas fluorescentes por modelos feitos em LED traz diversos benefícios, como economia no consumo de energia e iluminação mais bonita e eficiente. Porém, por exigir um investimento maior, muitos clientes questionam se a substituição pelo LED, de fato, vale a pena. Considerando a vida útil dessas lâmpadas esse pode ser de fato um bom investimento.
Prever a vida útil de um LED e muito difícil, pois depende de vários fatores, mas normalmente são boas, pois lâmpadas de LED são produzidas para durar cerca de 20.000 a 50.000 horas de durabilidade, se comparada a outros tipos de lâmpadas.
Esse tempo é um pouco menos que quatro anos de uso contínuo, 24 horas por dia, ou 17/10 anos se for usada 8 horas por dia, ou 30/45 anos se for usada 3 horas por dia. São números aproximados, pois depende de muitos fatores. O brilho cairá com o passar do tempo, mas não é percebido antes de 20.000 horas.